Desenvolvimento de Produtos e Serviços Inovadores

Desenvolvimento de inovação

Durante muito tempo todos nós acreditamos que inovação era sinônimo de novas tecnologias e que dependia de um grande investimento financeiro e um P&D altamente desenvolvido. Hoje sabemos que esta é uma visão reduzida e arcaica sobre inovação, pois ela é um efeito de renovação ou criação de uma novidade, que não precisa necessariamente ser uma mudança radical no que se faz.

Embora saibamos a necessidade atual de se inovar, as empresas em seu dia a dia precisam faturar, gerir o fluxo de caixa, fazer as coisas acontecerem e é contraproducente ter alguém querendo mudar as coisas, inovar, enquanto se exige que esta mesma faça o antigo de forma eficiente.

O nosso entendimento e experiência em desenvolver produtos e serviços inovadores – desde os de inovação disruptiva até os de inovação incremental básica – usando a metodologia lean startup, nos inspira a buscar soluções viáveis para as empresas. Trabalhando com diversas startups e parceiros, podemos criar produtos e serviços inovadores que aceleram o desempenho dos negócios.

Para inovar as empresas precisam mais do que criatividade, necessitam de conhecimento técnico e de mercado para que isto aconteça. E isto a Sýndreams tem de sobra!

Juntos, podemos desenvolver produtos e serviços inovadores para o mercado e que trarão bons resultados para a empresa.

O que fazemos?

Modelo de negócio para inovação
As empresas precisam conhecer seu mercado de atuação, principalmente quem é o seu cliente e o que ele realmente compra, quais os benefícios que espera de um produto ou serviço. Organizações que possuem estas informações estão mais bem preparadas para inovar, pois conseguem saber exatamente o que o mercado deseja comprar. Elas inovam estrategicamente.

Definindo as estratégias de produto e/ou serviço
Após conhecer os desejos do mercado, as empresas precisam ajustar as oportunidades encontradas com suas potencialidades para que aja recursos suficientes e o produto ou serviço possa ser desenvolvido adequadamente.

É claro que nada se vende sozinho, portanto é necessário que juntamente ao desenvolvimento do produto ou serviço a empresa comece a traçar suas estratégias e metas de inserção deste no mercado.

Caso não haja definição adequada destes pontos, tudo o que foi desenvolvido poderá vir por água a baixo!

Como podemos ajudar?

Através de uma metodologia própria, já utilizada por mais de 20 empresas startups, conseguimos tirar a ideia inovadora do papel e transformá-la em realidade:

Análise do ambiente de mercado
Juntamente com os empreendedores levantamos as principais oportunidades existentes no mercado e as potencialidades da empresa.

Busca pelo melhor público-alvo
Através de pesquisas e análises dos clientes em potencial definimos qual o público-alvo ideal para a empresa, que comprará seu produto ou serviço, e que ainda não está sendo atendido pelos concorrentes.

Construção do modelo de negócios Canvas
Para desenvolver as estratégias de inovação da empresa, utilizamos a ferramenta Canvas, a mais moderna e atual quando se fala em planejamento estratégico. Com base nas informações de mercado e de público alvo, definimos o que oferecer para estes clientes e como entregar valor à eles.

Construção do MVP (produto mínimo viável)
Outro conceito inovador é o MVP, um produto ou serviço desenvolvido com base no Canvas para descobrir a coisa certa a se criar, que os clientes querem e pagarão para tê-lo; o mais rápido possível e sem desperdícios.

Definição do plano de ação
Criar um produto ou serviço novo, não significa ainda inovar. Uma inovação só é válida quando vira negócio! Este é o objetivo desta etapa, preparar o plano de ação para que tudo o que foi planejado anteriormente aconteça.

Depois, você e sua equipe podem dar continuidade ao projeto, realizando todas as ações previstas no plano, com ou sem o auxílio da Sýndreams!

Se desejar o apoio da Sýndreams também nesta nova etapa, você está em busca de “Gestão de risco em inovação”.

A decisão é toda sua!

Fale conosco! Tire suas dúvidas.


Gestão de risco em inovação

As empresas sabem que precisam inovar para ganhar mercado e se manter em crescimento. Porém, com a inovação vem o risco. Alguns riscos são claros, outros podemos prever; para alguns nos planejamos, mas para outros nem sempre.

Os empreendedores não estão acostumados a gerenciarem riscos provenientes das inovações, eles são treinados e capacitados para gerirem o dia a dia da empresa, resolver problemas advindos das ações cotidianas e o mais importante: são responsáveis por fazer a empresa dar lucro!

Para gerar lucro constante a empresa precisa estar à frente e correr alguns riscos calculados no processo inovativo.

Para a Sýndreams o risco de inovar é válido, desde que se saiba as perguntas certas a se fazer ao mercado e claro medir constantemente a reação do mercado sobre o produto ou serviço inovador.

Para minimizar o risco que envolve todo o processo de inovação a empresa precisa quebrar algumas barreiras, conhecer o cliente com profundidade e pivotar seu produto ou serviço sempre de acordo com o feedback de seus clientes.

Juntos, sua empresa e a Sýndreams, podemos ajudar a minimizar estes riscos e colocar um produto ou serviço inovador no mercado.

O que fazemos?

Se você ainda não desenvolveu um produto ou serviço inovador, preocupado com os riscos que teria que enfrentar, nós podemos lhe ajudar.

Modelo de negócio para inovação
As empresas precisam conhecer seu mercado de atuação, principalmente quem é o seu cliente e o que ele realmente compra, quais os benefícios que espera de um produto ou serviço. Organizações que possuem estas informações estão mais bem preparadas para inovar, pois conseguem saber exatamente o que o mercado deseja comprar. Elas inovam estrategicamente.

Definindo as estratégias de produto e/ou serviço
Após conhecer os desejos do mercado, as empresas precisam ajustar as oportunidades encontradas com suas potencialidades para que aja recursos suficientes e o produto ou serviço possa ser desenvolvido adequadamente.

É claro que nada se vende sozinho, portanto é necessário que juntamente ao desenvolvimento do produto ou serviço a empresa comece a traçar suas estratégias e metas de inserção deste no mercado.

Caso não haja definição adequada destes pontos, tudo o que foi desenvolvido poderá vir por água a baixo!

Desenvolvimento de Clientes (Customer Development)
Até este ponto temos o planejamento estratégico de lançamento de algo inovador. Que em tese ainda não oferece risco para o empreendimento. Os riscos realmente começam quando o produto ou serviço entram em linha de produção e são apresentados ao mercado.

E neste ponto é necessário um contínuo e árduo acompanhamento do feedback dos clientes, para que se possa pivotar o produto ou serviço e deixa-lo adequado as expectativas reais do mercado.

Como podemos ajudar?

Através de uma metodologia própria, já utilizada por mais de 20 empresas startups, conseguimos minimizar os riscos de inovação e fazer com que sua ideia se transforme em um grande sucesso:

Análise do ambiente de mercado
Juntamente com os empreendedores levantamos as principais oportunidades existentes no mercado e as potencialidades da empresa.

Busca pelo melhor público-alvo
Através de pesquisas e análises dos clientes em potencial definimos qual o público-alvo ideal para a empresa, que comprará seu produto ou serviço, e que ainda não está sendo atendido pelos concorrentes.

Construção do modelo de negócios Canvas
Para desenvolver as estratégias de inovação da empresa, utilizamos a ferramenta Canvas, a mais moderna e atual quando se fala em planejamento estratégico. Com base nas informações de mercado e de público alvo, definimos o que oferecer para estes clientes e como entregar valor à eles.

Construção do MVP (produto mínimo viável)
Outro conceito inovador é o MVP, um produto ou serviço desenvolvido com base no Canvas para descobrir a coisa certa a se criar, que os clientes querem e pagarão para tê-lo; o mais rápido possível e sem desperdícios.

Definição do plano de ação
Criar um produto ou serviço novo, não significa ainda inovar. Uma inovação só é válida quando vira negócio! Este é o objetivo desta etapa, preparar o plano de ação para que tudo o que foi planejado anteriormente aconteça.

Valuation do empreendimento
Saber o quanto você terá de retorno, em quanto tempo e quanto esta inovação agregará de valor ao seu empreendimento atual ajuda a medir se a inovação proposta vale mesmo a pena e se a empresa deseja ou não continuar o processo de desenvolvimento de produtos ou serviços inovadores.

Interpretação do feedback dos clientes
Durante o período de 6 meses nossos especialistas em mercado acompanharam as vendas do seu produto ou serviço no mercado, medindo quinzenalmente o feedback dos clientes e propondo os ajustes necessários sugeridos por eles.

É o período de acompanhamento do MVP no mercado, onde o plano de ação é colocado em prática e o feedback pode ser medido através de ferramentas de acompanhamento de vendas.

No final deste processo você pode decidir se deseja ou não buscar um grupo de investimentos para alavancar ainda mais seu empreendimento. Se você acha isso interessante saiba mais em “Busca de investimentos para inovação”.

A decisão mais uma vez é completamente sua!

Fale conosco! Tire suas dúvidas.